Chip LED

led_2É muito importante a verificar a qualidade do Chip LED, eles determinam a qualidade da luz produzida ao longo do uso e do tempo. As características de qualidade para os LED’s são muito diversas. Para isso ,existe uma regra: a opção mais cara ou a mais barata, nem sempre é a melhor escolha, é necessário verificar o tipo de aplicação , uso, durabilidade, e diversos fatores, para se determinar com certeza qual o melhor tipo de material a ser utilizado.

Mas como saber qual a qualidade do LED?
A qualidade de um LED é determinada pelo tipo de CHIP usado, este condiciona a vida util e o nível de iluminação ao longo do tempo. O nivel de iluminação tem uma diminuição ao longo do tempo.

Alguns dos maiores fabricantes de CHIPS são:

wp-creewp-epistar

 

 

wp-bridgeluxwp-nichia

 

 

Para conhecer melhor cada um destes fabricante visita os sites:
Nichia – www.nichia.com
Cree – www.cree.com
Epistar – www.epistar.com.tw
Bridgelux – www.bridgelux.com

Os Fatores mais importantes num CHIP de led são:

Brilho: O brilho do LED é medido em mcd (milicandelas). Quanto maior o brilho, melhor.

A descarga eletrostática (ESD): Os CHIPS produzidos por vários fabricantes podem diferenciar-se através de uma sensibilidade variável aos efeitos da descarga eletrostática. Em baixo estão listadas as tensões que o LED pode suportar no caso de descargas eletrostáticas:
Cree: 2000 v
Nichia: 1000 v
CHIPS de Taiwan: LED: 800 v (epistar, Bridgelux, etc.)
CHIPS Chineses: LED: 200 ~ 800 v

Sensibilidade a variações de temperatura: Os CHIPS de LED com baixa qualidade perdem a sua luminosidade mais rápido, ou seja, sua vida útil pode diminuir se estiverem expostos a grandes variações de temperatura. Dependendo do país,as temperaturas caem ou sobem bruscamente. Em função da qualidade do chip do LED, haverá uma diminuição maior ou menor da curva de luminosidade.

A vida útil do LED de boa qualidade encontra-se entre 50.000 e 100.000 horas. (100 mil horas equivale a 10 anos de operação da exposição contínua se não existirem outros fatores que reduzem a vida útil, tais como exposição a calor excessivo, excesso de tensão, entre outros). Um led de qualidade inferior, não consegue atingir a vida útil mínima requerida, perdendo seu brilho entre 20.000 e 30.000 horas de uso.

Curva de Luminosidade: O LED possui uma curva de luminosidade que representa a evolução da luminosidade ao longo do tempo. Os CHIPS de boa qualidade, iniciando a degradação após 10.000 horas de uso, e com efeitos quase imperceptíveis, sendo percetivel a partir das 35.000 a 50.000 horas. Os CHIPS de baixa qualidade iniciam a degradação após as 2.000 horas e diminuem drásticamente entre as 7.000 e as 10.000 horas.

Fonte da informação: http://www.uniled.com.br

Classificação:
image_pdfimage_print